quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conta aí: O Brasil sob os olhos de uma norte-americana

Por Rebekah Wiles*



Eu fiquei cinco meses em Juiz deFora (MG) e queria fazer algo para mostrar minha satisfação com o país e com a minha experiência. Eu enfrentei alguns problemas durante meu intercâmbio, mas eu já cansei de me focar neles. Em vez de lamentar os defeitos e as falhas que possuem alguns brasileiros (e o Governo), eu me lembrarei das coisas maravilhosas que o Brasil oferece. O texto a seguir é uma breve lista dessas coisas, mas não chego a citar todas. Precisaria de muito tempo para completar a lista, e eu também tenho que estudar hoje. Por favor tenham paciência com o meu português. Eu ainda estou aprendendo, mas estou me esforçando!

Padarias do Brasil


Em cada esquina tem uma delas. É tipo um café onde se vendem vários salgados, a maioria dos quais eu não posso comer porque eu sou vegetariana, mas eu adorei o pão de queijo. Minas Gerais é conhecido pelo seu queijo Minas, que é saudável e gostoso. Além de queijo, tem bolo de cenoura, bolo frito, brigadeiro e muitas outras delícias, sem mencionar o café forte e saboroso daqui.

Requeijão: Têm duas opções de produtos lactais no Brasil. Alguns preferem o cream cheese americano (Philadelphia) e outros preferem requeijão. Eu vou resolver o debate agora: requeijão é melhor, simplesmente. Bem, bem melhor.




Dança no Brasil


O brasileiro tem um ritmo impressionante e belo. Adorei todos os estilos de música que o Brasil oferece, tipo forró, sertanejo, e também gostei do jeito que o brasileiro curte a música estrangeira, tipo rock, reggae e rap. A alma brasileira é baseada no conceito que “quem sabe sambar sabe amar”. E os brasileiros sabem.




As praias do Brasil


O paraíso por excelência: chinelos, biquínis e a areia. O sol brilhante beija a pele morena enquanto a brisa e as ondas resfriam o calor.

Água de coco gelada: a melhor coisa para tomar no dia quente de verão. É cheia de vitaminas, então satisfaz a sede e a fome enquanto alivia o calor.




Cachaça


É o álcool brasileiro, feito com cana de açúcar. A bebida típica do Brasil é a caipirinha, que é feita com limão, cachaça e açúcar, mas eu prefiro uma versão alterada. O problema com a caipirinha é o açúcar, que me faz beber rápido demais e passar mal. Eu prefiro diminuir o açúcar ou eliminá-lo da bebida e colocar uma fruta doce, tipo morango ou abacaxi. Vários brasileiros me falaram que fica mais gostoso do que a caipirinha. Eu vou ter que trazer muita cachaça comigo para fazer uma bebida que eu inventei para meus amigos nos EUA.



Artesanato


Cada esquina, cada parque na cidade tem seus hippies vendendo artesanato. Podem ser brincos, jóias, sabonetes ou bonequinhos feitos da folha de palmeira. São lindos e baratos e servem bem para um presente ou uma lembrança do Brasil. Vários amigos meus vão receber artesanato quando eu voltar para os EUA.



Pássaros do Brasil


Uma das primeiras razões que me fez querer vir para o Brasil foi para conhecer a diversidade dos pássaros daqui, e ela não desaponta. Um pássaro que é muito comum aqui é o Bem-te-vi, ou Pitangus sulphuratus em latim, que é lindo demais.


Foto: Abraão Calderano

 Minha observação mais emocionante foi da espécie Tangara cyanoventris. Olha que bonito.




  
Capivara: O maior roedor do mundo. Adorei =)




Beijos


Os brasileiros são carinhosos e gostam de se beijar para saudar.  As mulheres usualmente beijam quando apresentam novas pessoas ou velhos amigos. Eu não gosto que os homens não beijem tanto como as mulheres. Eu não gosto de discriminação entre os sexos. Ainda assim, eu adoro beijos e gostei da oportunidade dar e receber tantos aqui.


Então, espero que vocês gostem. Deixem seus comentários lá em baixo. É só isso. Não tem mais jeito. Acabou. Tchau! Mil beijos!


* Rebekah Wiles é de Houston e morou cinco meses em Juiz de Fora. Ela é aluna do curso de Biologia do Colorado College, na cidade de Colorado Springs.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário