sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dia a dia no Porto

Hoje falarei do meu dia a dia aqui no Porto. Como é a vida de uma intercambista que vem para cá estudar e farrear... rsrs... (Tomara que minha mãe não leia isso!)

Vamos começar pela segunda-feira - o pior dia da minha semana. Eu acordo às 7h30 e vou para a faculdade. Minha primeira aula é de Assessoria de Imprensa. Nesta disciplina, aprendemos sobre as ferramentas e processos da assessoria de imprensa. Além disso, o professor sempre leva nomes importantes da área para falar sobre os trabalho deles, como a assessora de imprensa da Casa da Música, um importante centro cultural da cidade. 

A aula acaba 12h. Exatamente na hora que começa minha próxima matéria - Jornalismo Comparado. Às 13h o professor faz uma pausa para o almoço e às 14h voltamos para a aula até às 17h. Essa disciplina é muito legal. Muito mesmo. Consiste na comparação das formas de abordagem de vários veículos em determinadas guerras. E nas formas como os governos tentavam manipular a imprensa. Mas, para quem pretende fazer essa disciplina, precisa estar muito afim de estudar. Porque o professor é super exigente e odeia atrasos. Ele é o único professor nessa área na Europa. Então, ele acaba sendo muito requisitado, o que incha o ego dele. Além das provas, temos que entregar uma dissertação de 40 páginas comparando jornais na cobertura de determinada guerra. O que dá muito trabalho. Eu fiquei com A Folha de S. Paulo, O Globo, El País e La Vanguardia na cobertura das manifestações na Tunísia. Enfim terminei essa dissertação, tenho alguns ajustes a fazer, mas o pior já passou. Vai ser bom porque já terei um artigo para publicar ao voltar para o Brasil.

Faculdade de Letras da U. Porto

Ao término da aula de Jornalismo Comparado, vou correndo pegar um autocarro para ir à faculdade de Letras, onde estou dando continuidade ao Francês. A professora é uma gracinha. Mas é um pouco complicado a comunicação porque ela não fala uma palavra em Português, o que me deixa muito desesperada, às vezes.

Às 19h30 a aula acaba e volto para casa. Normalmente, chego muito cansada e vou dormir. Mas quando sobra energia vamos para a Ribeira. A Ribeira é um lugar famoso aqui no Porto. É às margens do Rio Douro que separa Porto de Vila Nova de Gaia. Nas segundas-feiras, um balde gigante de bebida alcólica (1l) custa 2,50. E pode ser a bebida que você quiser: wisky, vodka, cerveja, etc. É o dia de ficar bêbado!

Ribeira

Na terça eu só tenho aula às 14h. Então, costumo acordar tarde, almoçar e ir para a faculdade. Terça é dia de Argumentos e Estruturas Narrativas. Essa cadeira é muito massa. Aprendemos a elaborar roteiros, argumentar, estruturar vídeos etc. E o professor é muito simpático. Nosso trabalho final é realizar um documentário. O meu foi gravado semana passada. Minha equipe vai fazer um documentário sobre a vida de um seminarista de apenas 19 anos. Foi muito interessante as gravações. O produto final será muito legal. Aguardem que assim que o documentário estiver finalizado, eu posto aqui para vocês.

A aula acaba às 18h e vou para a casa. Às terças não costumamos sair. Normalmente, reunimos amigos em casa, cozinhamos algo (pão de queijo, lasanha, macarrão etc) e tomamos uma cervejinha ou um vinho só para confraternizar.


Quarta tenho que levantar às 7h30 para a aula de Assessoria de Imprensa novamente. Chego 12h e é meu dia de fazer o almoço. Estabelecemos na nossa república que cada pessoa iria cozinhar um dia da semana. Faço o almoço, lavo a louça e fico com o resto do dia livre. É um dia em que costumamos ir em algum shopping... há vários no Porto.... Falarei deles no próximo post. Ou então, vamos fazer um tour pela cidade. Bancar os turistas por aqui. A noite é dia de More. Uma danceteria famosa. Os intercambistas adoram ir lá.

Badalando na More Club

Quinta-feira é meu dia de arrumar a casa (arrumamos a casa duas vezes na semana). Então, acordo tarde, arrumo as coisas e 17h30 tenho aula de Francês novamente. Nas noites de quinta-feira costuma ter as festas que a ESN (organização estudantil que falei em posts anteriores... relembre) organiza para os Erasmus. Eles sempre fazem festas temáticas muito divertidas. Já teve festa dos Anos 80, de Halloween, Micareta, Festa do Branco, Do Neon... É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de diferentes países, fazer amizade, dançar, beber e paquerar. A parte de paquerar é um pouco complicada, porque os europeus costumam ser devagar, mas, de vez em quando, rola alguns flertes.

Festa Anos 80

Sexta-feira é dia da ressaca. Ou eu durmo o dia todo, ou saímos para algum shopping, ou conhecer a cidade. E a noite, reunião aqui em casa ou na casa de algum amigo. No máximo, vamos ao Piolho, a Adega ou Armazém do Chá. São bares famosos aqui onde a galera se encontra para concentrar antes das festas.

Festinha casa do Kaká


Piolho

Sábado e Domingo são uma boa data para ir conhecer cidades vizinhas como Braga, Aveiro, Guimarães, Barcelos.. ah... são muitas. Você vai e volta no mesmo dia. Já falei dessas viagens em um post anterior. Também se pode conhecer o Porto, ir à praia, ao Pálacio de Cristal. O que não falta é opção. Amanhã, por exemplo, vou conhecer Guimarães. Depois falo da cidade aqui.

Palácio de Cristal


Para a noite, tem várias danceterias no sábado. Tem Pitch, More, Vila Club, Havana Club e muitas outras. Mas essas são as principais. Ah... para quem gosta de forró, sempre rola um showzinho no Contagiarte que fica muito fixe, como dizem os portugueses.... hehe....

Forrozinho


Essa seria uma semana típica dos universitários do Porto. É ou não é uma vida boa?

2 comentários:

  1. parabens pelo Blog. espero que em breve eu vou voltar ao Porto e vou pegar umas dicas de lugares que não conheço por la. bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada... Você vai adorar o Porto. Excelente cidade para se morar. Eu continue lendo que vem viagens por aí. Bj.

    ResponderExcluir